segunda-feira, 28 de abril de 2008

Lugar de criança e adolescente também é no FSM 2009 Amazônia


O Fórum Social Mundial Amazônia 2009 será um dos temas da reunião mensal do Fórum DCA (Fórum Nacional Permanente de Entidades Não-Governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) a ser realizada amanhã, 29, às 15h30, na sede da Arquidiocese de Belém.
Desde março de 1998 que o Fórum DCA vem fazendo história e há 20 anos é referência nacional com a participação na articulação da ampla mobilização social em defesa dos direitos infanto-juvenis. O FSM Amazônia 2009 e o Fórum DCA não podiam ficar separados, pois, as duas instâncias lutam por um outro mundo e, em janeiro de 2009, as crianças e adolescentes terão um lugar especial dentro do território do FSM 2009. Será o espaço Curumim-Erê no qual a infância de Belém vai se encontrar com as crianças e adolescentes que acompanharão os pais da 8º edição do FSM. São crianças indígenas, negras, sem-terra e dos vários segmentos que participam desse grande processo altermundista na construção e consolidação de um outro mundo possível.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Definidos data e local do FSM 2009 Amazônia



A data do Fórum Social Mundial 2009, em sua primeira edição na Amazônia, já está definida. Em reunião do Conselho Internacional (CI) do FSM, realizada entre 30 de março de 3 de abril, em Ambuja, Nigéria (África), ficou decidido que o FSM 2009 Amazônia será realizado no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009, na cidade de Belém, Pará, Brasil, um dos países que compõem a Pan-Amazônia. Além da data e a arquitetura do Fórum a reunião sinalizou a decisão de que o território do FSM2009 será constituído pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e, possivelmente, o Núcleo Pedagógico Integrado – NPI, todos localizados na avenida Perimetral, que está sendo chamada de “Corredor do FSM 2009 Amazônia”
Muito mais de território, as entidades da sociedade civil organizada querem e trabalham para que a Amazônia seja também protagonista durante os seis dias do maior processo de intercâmbio e convergências de lutas altermundistas em curso no planeta.
Esse esforço e demanda da Pan-Amazônia, composta por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além da Guiana Francesa, foram reconhecidos e abraçados pelo CI e o resultado será uma das grandes novidades do FSM em sua 8ª edição.
O Dia da Pan-Amazônia
500 Anos de Resistência Afro-Indígena e Popular

O FSM 2009 Amazônia terá um dia a mais de atividades. O segundo dia da programação, no dia 28 de janeiro, será inteiramente dedicado a Pan-Amazônia.
Nesse dia, as vozes, os povos e as lutas da região serão levados ao mundo, representado pelos mais de 150 países que participam do FSM. O Dia da Pan-Amazônia será constituído de diversas atividades, como testemunhos, conferências, mesas –redondas, além de celebrações, mostras culturais e alguns grandes eventos, todos centrados no eixo: “500 Anos de Resistência Afro-Indígena e Popular”.
Outra grande novidade desse momento da programação é que diferente dos demais dias do FSM, nos quais todas as atividades são autogestionadas, a agenda do dia 28 será direcionada pelo Conselho do Fórum Social Pan-Amazônico e o Comitê Local de Belém, que no decorrer da preparação, deverão colher o máximo de sugestões dos povos da Pan-Amazônia e suas organizações.
A Festa da Aliança, na noite do dia 28, encerra o Dia da Pan-Amazônia e celebrará a aliança entre os povos da Amazônia com os povos de todas as regiões do mundo inteiro.

Fotos: Visão aérea da UFPA e Capela Ecumênica Universitária.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Planejamento do GT da Juventude


O acampamento da juventude, local que deverá abrigar mais de 20 mil pessoas durante o FSM 2009 Amazônia, começa ser planejado. O local escolhido foi o aeroclube de Belém. GT da Juventude se reúne nos dias 11 e 12 de abril, no Sindicato dos Bancários, para planejar os detalhes do acampamento e demais ações do GT até o FSM 2009. Segundo Rafaela Rodrigues, animadora do GT, o planejamento vai discutir a concepção, metodologia usadas para o surgimento do 1° acampamento da juventude no FSM em Porto Alegre. Para ajudar nesse processo, o planejamento vai contar com a participação de um dos organizadores do acampamento de POA. Participam ainda do evento representantes dos governos estadual e municipal.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Concurso de logomarca do FSM 2009

Prazo Final
Termina na próxima sexta-feira, dia 11 de abril, o prazo para recebimento das propostas de logomarcas do Concurso de Redesign do Fórum Social Mundial. Ainda há tempo de participar, basta ter criatividade e agilidade na criação de uma logomarca que consiga unir o sentido do FSM com as características da Amazônia ou Pan-Amazônia, região representada por oito países - Suriname, República Cooperativa da Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Brasil e mais a Guiana Francesa-, que recebe a edição 2009 do FSM.
Belém, representando toda a Pan-Amazônia, será o território do FSM Amazônia e receberá em janeiro do próximo ano receberá 120 mil pessoas, de mais de 150 países.
A logomarca vencedora do concurso será utilizada em todo visual dos FSM Amazônia 2009, do site do evento, que já está em construção, aos banners, fichas de inscrição, camisetas e todas as demais peças e instrumentos de comunicação e identidade visual do FSM.
Os interessados em participar do concurso devem solicitar o kit de inscrição por meio do e-mail: belemjan2008@gmail.com ou ainda diretamente no escritório do FSM Amazônia 2009, localizado na rua 28 de setembro, 1210, sala 2, em Belém.
Informações pelos telefones: 3344-7761 ou 8112-2623.

Avanço do capitalismo no campo

O Centro de Estudos História e Desenvolvimento (CEHD) e a Cáritas Brasileira Regional Norte 2 promovem de 24 a 26 de abril de 2008, no auditório Amazônia da Sede da CNBB Regional Norte 2, o curso o “Avanço do Capitalismo no Campo: Desafios e Perspectivas”. O curso é a ação de inauguração do CEHD e será ministrado por Horácio Martins, engenheiro agrônomo, especialista em Ciências Sociais e com extensa carga de estudos relacionados ao meio rural e aos estudos sociais.
O CEHD foi criado no final do ano passado com o objetivo de oferecer formação sócio-política para sociedade civil da Região Norte, visando a conquista e o exercício pleno da cidadania, por meio do processo de formação de agentes sociais do campo e da cidade.
O curso é destinado a militantes de movimentos sociais do campo e da cidade; estudantes universitários; educadores/as sociais, de escolas públicas, universidades e demais interessados nessa temática.
Informações e inscrições: (91) 3226 4026 / 8195 8668 e ou cehdsecretaria@yahoo.com.br