segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O Ver-O-Peso no cortejo do Dia de Mobilização e Ação Global


Erveiras fazem banho de cheiro para saudar à multidão e dar boas-vindas ao FSM 2009


O Ver-O-Peso, eleito 5ª maravilha do Brasil e um dos principais cartões-postais do Pará, está de braços abertos para o Fórum Social Mundial (FSM). As lideranças que representam os cerca de 6 mil vendedores tradicionais que atuam na feira participaram de uma reunião com integrantes do GT Local FSM 2009, no dia 19, no Solar da Beira, em Belém, e declararam que irão participar no Cortejo Político-Cultural do dia 26 de janeiro e que querem se integrar ao processo de construção do FSM 2009.
A reunião foi marcada pelo GT Local FSM 2009 para explicar às lideranças, as modificações no tráfego e acesso ao Ver-O-Peso, na manhã do dia 26 de Janeiro, quando cerca de 5 mil pessoas sairão pelas ruas de Belém, para mostrar que um outro mundo possível.
O cortejo marca em Belém o Dia de Mobilização e Ação Global do Fórum Social Mundial e também será a largada simbólica para a preparação do FSM 2009, a ser realizado pela primeira vez na Amazônia.
Aldalice Otterloo, membro da coordenação nacional da Abong (Associação Brasileira de Ongs), comentou que ficou surpresa com o nível de organização dos feirantes e com a presença maciça das lideranças na reunião. “Como o cortejo vai passar pelo Ver-O-Peso e com isso, mudar a rotina das pessoas que trabalham e freqüentam o local, precisávamos avisá-los sobre o evento”, disse Aldalice.
A receptividade das lideranças ao FSM foi muito além das expectativas. Deusa Cheirosa, que representou as erveiras do Ver-O-Peso, setor que concentra em cheiros, ervas e mandingas, um dos mais fortes traços da cultura amazônica, disse que as pessoas que participarão do cortejo terão um presente da feira.
Vestidas a caráter, com saias rodadas e blusas de renda, as cerca de 100 vendedoras de ervas do Ver-O-Peso aguardarão a passagem do cortejo com baldes de banho de cheiro. A água perfumada, feita a partir de uma mistura de mais de dez diferentes tipos de ervas tradicionais da Amazônia, será ofertada e jogada sobre a multidão. “O banho de cheiro é uma tradição do povo paraense e é usado para atrair coisas boas, energia positiva. É essa energia, cheia de desejos de paz e de justiça que as erveiras e todo o Ver-O-Peso querem passar como uma espécie de abraço de boas vindas a todos homens e mulheres que fazem o Fórum Social Mundial”, declarou Deusa Cheirosa.
A preparação desse pedacinho do Pará e do Amazônia, que é o mercado do Ver-O-Peso, para o FSM, não fica apenas no banho de cheiro. Dezenas de feirantes, dos mais variados setores que compõem o complexo do Ver-O-Peso, estão fazendo cursos de inglês e francês para poderem receber, com o carinho e a hospitalidade, típicos do povo paraense, os participantes internacionais do FSM 2009, conforme explicou Neusa Barros Reis, do setor de polpa de frutas. Neusa lembrou ainda que até janeiro de 2009, quando Belém irá receber o FSM, os feirantes já terão passado por módulos de italiano e espanhol.
Ao final da reunião, os feirantes manifestaram o interesse de se integrar ao grupo de entidades que coletivamente constroem o FSM 2009. “O FSM é um processo aberto. A ajuda, experiência e energia dos feirantes do Ver-O-Peso são muito bem vindos na preparação do FSM 2009 que terá o sotaque e a diversidade amazônica”, disse Aldalice Otterloo.

Nenhum comentário: