terça-feira, 8 de julho de 2008

Mobilização pan-amazônica é o primeiro tema de reuniões rumo ao FSM Amazônia

Preparação da edição 2009 reúne integrantes da Pan-Amazônia e Conselho Internacional em seis dias de reuniões e deve definir o conjunto de objetivos que nortearão as atividades do Fórum

Nos dias 8 e 9 de julho representantes dos nove países da Pan-Amazônia debatem o protagonismo dos povos e movimentos sociais da região durante o Fórum Social Mundial, a ser realizado em Belém entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009.

Participam 70 representantes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Suriname, Equador, Perú, Guiana, além da Guiana Francesa, apresentando a conjuntura dos movimentos sociais em seus países e as demandas emergenciais, principalmente, as relacionadas às regiões de fronteiras.

Outra missão do encontro é preparar o segundo dia do FSM 2009, o Dia da Pan-Amazônia, que será realizado em 28 de janeiro de 2009 e terá como tema os “500 anos de resistência afro-indígena e popular”. Nesse dia, os povos da região poderão dialogar com o mundo por meio de conferências, seminários, painéis, testemunhos e é claro, atividades culturais.

O dia da Pan-Amazônia é uma das novidades da 8ª edição do FSM e uma conquista da sociedade civil organizada da região. O FSM 2009 terá uma jornada a mais de atividades, exatamente para garantir que a Amazônia seja muito mais do que apenas o território desse mega evento planetário, mas seja, antes de tudo, protagonista, revelando suas lutas, conquistas e a tradição de seus povos e culturas. (Confira abaixo o calendário inicial do FSM 2009.)

Para garantir essa participação política efetiva durante o FSM 2009, serão realizados os encontros sem-fronteiras, outra pauta da reunião. Até o momento estão previstos cinco grandes encontros que vão debater temas comuns às regiões fronteiriças, como questões enérgicas (hidrelétrica do Rio Madeira, Belo Monte e Tucuruí); tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual (entre Brasil, Suriname e Europa), entre outros, além organizar as caravanas fluviais para Belém em 2009:

Encontros sem-fronteiras

• Grande Savana - Brasil/Venezuela (Pacaraima/ Santa Elena de Uairén)

• Alto Solimões - Brasil/Colômbia/Peru ( Benjamin Constant/ Letícia / Ramón Castilla);

• Madeira - Brasil ( Estado de Rondônia)/Bolívia.

• Selva Central - Brasil (estado do Acre)/ Peru;

• Macapá: Amapá (Brasil) unindo delegações do Brasil, Guiana Francesa, Suriname e República Cooperativa da Guiana.

Caravanas Fluviais e Terrestres: Letícia- Belém - Letícia; Caravana Terrestre /Fluvial- Caiena- Belém - Caiena; Caravana Terrestre /Fluvial - Santa Elena / Pacaraima/ Manaus / Belém; Caravana Terrestre / Fluvial - Xapuri/ Belém /Xapuri; Caravana Fluvial - Porto Velho/Belém/Porto Velho, e de outras regiões do Brasil e da América Latina.

Objetivos, metodologia, programação e as estratégias de comunicação são os temas de 10 a 13 de julho

De 10 a 12 será a vez do encontro dos Grupos de Trabalho de Metodologia Local e do Conselho Internacional, junto com o Grupo de Enlace.

A pauta desses três dias é focada na organização do território do FSM (UFPA, UFRA e NPI), nos eventos descentralizados articulados com Belém que ocorrerão em simultâneo ao FSM em diversos países (Jornadas de Ação Global); nas manifestações de arte e cultura nos seis dias de evento; e na programação metodológica do FSM.

No dia 13, a reunião terá como tema a Comunicação no FSM 2009. Integrantes das comissões de comunicação do Conselho Internacional e Local preparam as estratégias do evento que prevê a participação de 6 mil jornalistas e comunicadores de mais de 100 países.

Calendário

O FSM 2009 Amazônia será realizado de 27 de janeiro a 1° de fevereiro de 2009, na cidade de Belém, Pará, Brasil, Pan-Amazônia.

O território do FSM será o Corredor do FSM que integra os campi das Universidades Federal do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (Urfa).

Datas:

25/01 - Início do credenciamento

27/01 - Abertura com a Marcha (tarde)

28/01 - 2º. Dia da Pan-Amazônia: 500 Anos de Resistência Afro-Indígena e Popular.

Este dia será dedicado a levar ao mundo as vozes da Amazônia e se constituirá de diversas atividades, como testemunhos, conferências, além de celebrações, mostras culturais. A Festa da Aliança encerra programação do 2º dia e celebrará a aliança entre os povos da Amazônia com os povos de outras regiões do mundo inteiro.

29 a 31/01 - Atividades auto-gestionadas, FSPA e o processo de alianças e convergências.

1/02 - Encerramento do FSM 1º momento (manhã): Ações descentralizadas e autogestionadas onde serão apresentados os acordos e alianças construídos no decorrer do FSM.

2º.momento (tarde): Ação centralizada com uma celebração geral e encerramento do FSM.

2 comentários:

Denis Moreiras disse...

Olá , moro em Porto Alegre e participei das ultimas edições do Forum por aqui... sou de Belém e pretendo astar participando em janeiro de 2009 do próximo Forum. Faço parte de um grupo teatral e montamos recentemente um espetáculo que versa sobre os " Refugiados ". como faço para participar com o grupo das atividades culturais do Forum de Belém ? Temos sede em Porto Alegre.
Um abraço.
denismoreiras@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, yo también tengo un grupo con el que estamos montando intervenciones públicas respecto a las temáticas de inmigración e identidad. como podemos participar en el foro?
dejo mi mail de contacto.
suybiri@gmail.com