segunda-feira, 14 de julho de 2008

Mobilização para o FSM 2009 é discutida no Acre

O Seminário Internacional da Região Amazônica vai debater desenvolvimento local, sustentabilidade e organização popular

O intercâmbio entre as experiências de organização popular de Brasil, Bolívia e Peru será o norte do Seminário Internacional da Região Amazônica, que ocorre de 17 a 20 de julho, no Projeto de Assentamento Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, Estado do Acre.

O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Seringueiros (CNS); Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre); Central Única dos Trabalhadores (CUT); e Grupo de Trabalho da Amazônia (GTA).

Além de promover alianças entre as lutas e reivindicações nas áreas de desenvolvimento local e sustentabilidade comuns à região de fronteira dos três países, o encontro tem como objetivo fortalecer a articulação na região amazônica, ampliando a participação dos movimentos socais em vários eventos importantes no processo de mobilização social, como o Fórum Social Mundial Amazônia 2009, que ocorre em Belém (PA). A Assembléia dos Movimentos Sociais da Amazônia; o Fórum Social Pan-Amazônico; o Encontro Inter-Eclesial das CEBs; também então entre os eventos em debate.

O seminário conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Branco; Governo dos Estados do Acre e do Pará; Universidade Federal do Acre (UFAC); Governo Federal do Brasil; Cáritas Brasileira; Cáritas Francesa.

Confira a proposta de programação:

Quinta-feira - 17 de julho
Noite – abertura do Seminário: Representantes dos Movimentos Sociais do Brasil, Peru e Bolívia; Binho Marques – Governador do Acre; Exposição sobre o Contexto Amazônico e as Perspectivas de Desenvolvimento Regional.
Apresentação dos Participantes; Atividade Cultural – 20 anos da morte de Chico Mendes.

Sexta-Feira – 18 de julho
Manhã: visitas a experiências de organização popular e políticas públicas em municípios do estado do Acre:
Grupo 1 – Xapuri - Plano de Manejo do Assentamento Extrativista Chico Mendes; fábrica de preservativos; fábrica de piso de madeiras.
Grupo 2 – Xapuri – Fundação Chico Mendes; túmulo de Chico Mendes; fábrica de preservativos; fábrica de piso de madeiras.
Grupo 3 – Brasiléia – Memorial Wilson Pinheiro; sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; abatedouro de frangos; despolpadora de frutas; usina de beneficiamento de castanha.
Noite – Atividade cultural e relato das visitas.

Sábado – 19 de julho
Manhã – Mesa: Experiências de Organização Popular pelo Desenvolvimento e Sustentabilidade – Expositores: Representante do Peru; Representante da Bolívia; Representante do MAP; Representante dos Povos da Floresta
Debate entre os/as participantes em grupos – Plenária dos grupos.
Síntese final do debate: a cargo da comissão organizadora.
Tarde – Mesa: Experiências Brasileiras de Políticas Públicas pelo Desenvolvimento Local e Sustentabilidade com Participação Popular – Expositores: Representante do Governo do Estado do Acre; Representante do Ministério do Meio Ambiente; Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Representante da Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.
Debate entre os/as participantes
Síntese final do debate: a cargo da comissão organizadora.
Noite – Atividade cultural e informe de representantes do Peru e da Bolívia sobre Experiências de Políticas Públicas pelo Desenvolvimento Local e Sustentabilidade com Participação Popular em seus Países.

Domingo – 20 de julho
Manhã – Plenária para encaminhamento de propostas de articulação da região amazônica.Tarde – Ato Político em Brasiléia – Inauguração do Memorial Wilson Pinheiro.

Nenhum comentário: