terça-feira, 15 de abril de 2008

Definidos data e local do FSM 2009 Amazônia



A data do Fórum Social Mundial 2009, em sua primeira edição na Amazônia, já está definida. Em reunião do Conselho Internacional (CI) do FSM, realizada entre 30 de março de 3 de abril, em Ambuja, Nigéria (África), ficou decidido que o FSM 2009 Amazônia será realizado no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009, na cidade de Belém, Pará, Brasil, um dos países que compõem a Pan-Amazônia. Além da data e a arquitetura do Fórum a reunião sinalizou a decisão de que o território do FSM2009 será constituído pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e, possivelmente, o Núcleo Pedagógico Integrado – NPI, todos localizados na avenida Perimetral, que está sendo chamada de “Corredor do FSM 2009 Amazônia”
Muito mais de território, as entidades da sociedade civil organizada querem e trabalham para que a Amazônia seja também protagonista durante os seis dias do maior processo de intercâmbio e convergências de lutas altermundistas em curso no planeta.
Esse esforço e demanda da Pan-Amazônia, composta por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além da Guiana Francesa, foram reconhecidos e abraçados pelo CI e o resultado será uma das grandes novidades do FSM em sua 8ª edição.
O Dia da Pan-Amazônia
500 Anos de Resistência Afro-Indígena e Popular

O FSM 2009 Amazônia terá um dia a mais de atividades. O segundo dia da programação, no dia 28 de janeiro, será inteiramente dedicado a Pan-Amazônia.
Nesse dia, as vozes, os povos e as lutas da região serão levados ao mundo, representado pelos mais de 150 países que participam do FSM. O Dia da Pan-Amazônia será constituído de diversas atividades, como testemunhos, conferências, mesas –redondas, além de celebrações, mostras culturais e alguns grandes eventos, todos centrados no eixo: “500 Anos de Resistência Afro-Indígena e Popular”.
Outra grande novidade desse momento da programação é que diferente dos demais dias do FSM, nos quais todas as atividades são autogestionadas, a agenda do dia 28 será direcionada pelo Conselho do Fórum Social Pan-Amazônico e o Comitê Local de Belém, que no decorrer da preparação, deverão colher o máximo de sugestões dos povos da Pan-Amazônia e suas organizações.
A Festa da Aliança, na noite do dia 28, encerra o Dia da Pan-Amazônia e celebrará a aliança entre os povos da Amazônia com os povos de todas as regiões do mundo inteiro.

Fotos: Visão aérea da UFPA e Capela Ecumênica Universitária.

7 comentários:

Roseane, disse...

Que coisa boa, um blog com informações do FSM!

pauloruben disse...

CMP-PA, parabeniza pela criação do blog e deseja a todos sucesso no FSM 2009!

Ley Silva disse...

quero saber como que levo uma exposição da minha pesquisa sobre a Iconografia Amazonida no vestuário da juventude?

Emanuelle Carvalho disse...

Bacana!
Um blog vai me deixar atualizada sobre o FSM
Até Janeiro de 2009

Thomas Enlazador disse...

Agora vamos pulsar para ter a ALdeia da Paz dessa vez na Amazonia

Quem quiser saber mais e participar do projeto, escreva para :

ecopedagogia@gmail.com

Abracos
Thomas Enlazador

cfdh disse...

www.cfdh.com.br
ESTE FORUM VAI MOSTRA A REALIDADE DA AMAZONIA?
O CONSELHO FEDERAL DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS ESTA PARTICIPANDO DAS DISCURÇÃO?
ESPERO QUE ESTE FORUM MUNDIAL NAO DISCRIMINE AS ENTIDADES DE DIREITOS HUMANOS, COMO O GOVERNO FEDERAL FEZ COM O CFDH.

www.cfdh.com.br disse...

ESPERO QUE ESTE FORUM MUNDIAL NAO FAÇA COMO O GOVERNOFE COM O CONSELHO FEDERAL DOS DIREITOS HUMANOS, COM MAIS DE 5 MIL DEFENSORES E 300 ONG DE DIREITOS HUMANOS FILIADOS AO CFDH, E O GOVERNO NAO CONVIDOU SEUS REPRESENTANTES PARA PARTICIPA DAS DICURSAO DA 11º CONFERENCIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS.